Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Outras

Gabriela Queiroz
02-02-2012 23:00
S. Miguel, Ponta Delgada
Gabriela Queiroz reeleita para a direcção do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Gabriela Queiroz foi reeleita por unanimidade para a direcção do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, tendo sido nomeada para o cargo pelo Reitor da Universidade dos Açores para cumprir o seu terceiro mandato à frente desta unidade de investigação de excelência na área das Ciências da Terra.

 

Licenciada em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Gabriela Queiroz doutorou-se em Vulcanologia pela Universidade dos Açores, onde é Investigadora Principal. A sua área de especialização situa-se no domínio da Vulcanologia,  dedicando especial atenção ao estudo da história eruptiva de vulcões activos.  TEnm trabalhado igualmente na análise de riscos geológicos e no desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica tendo em vista a  avaliação integrada de perigos vulcânicos, sísmicos e de movimentos de massa, na região dos Açores. Colabora na monitorização sismovulcânica dos sistemas activos no arquipélago dos Açorese no planeamento de  emergência para o desenvolvimento de acções de protecção civil.

 

Ao longo da sua carreira tem acompanhado o desenvolvimento de diversas erupções vulcânicas, crises sísmicas e movimentos de vertente, participando em diversas missões internacionais a regiões vulcânicas, nomeadamente, Cabo Verde, Itália, Canárias, Islândia, Monserrate, Guadalupe e Martinica. Tem sido responsável pela orientação científica de diversas teses de doutoramento e mestrado e coordenado e participado em projectos de investigação nacionais e europeus, sendo autora de diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade.
 
Foi directora do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores e Secretária do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, e é membro da Assembleia Geral do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, do Conselho Geral da Universidade dos Açores e do Conselho Geral da Fundação Gaspar Frutuoso.


Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Gelógicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas