Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Imagem: CVARG
Topo da montanha do Pico     Fonte: CVARG
21-09-2009 23:00
Ponta Delgada
Esclarecimento sobre a origem da coluna de vapor observada na Montanha do Pico

Relativamente a uma notícia veiculada através da impressa, segundo a qual a fumarola do Piquinho, na ilha do Pico, teria começado esta segunda-feira de manhã a emitir gases vulcânicos, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) esclarece o seguinte:

 

No topo da montanha do Pico (Piquinho) existe uma área de desgaseificação permanente caracterizada pela emissão de vapor de água a uma temperatura que se situa entre os 50 e os 75°C. Este fenómeno dá origem à formação de uma coluna de vapor que, por vezes, em determinadas condições meteorológicas e em especial às primeiras horas da manhã, se torna particularmente intensa, sendo bem visível a partir de vários pontos do Pico, assim como da ilha Faial.

 

A coluna de vapor hoje observada por alguns momentos no topo da Montanha resultou das excepcionais condições meteorológicas e de visibilidade registadas, não se devendo a qualquer libertação anómala de gases vulcânicos.

 

O Vulcão do Pico é monitorizado por diversas redes de observação do CIVISA, encontrando-se todos os parâmetros dentro dos padrões normais. 



Fontes


CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas