Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Painéis ► em encontros internacionais

 

Referência Bibliográfica


WALLENSTEIN, N., SILVA, R., MONTALVO, A., BARATA, U., GÓNGORA, E. (2003) - Observatório Vulcanológico da Universidade dos Açores: I - Sistema de Monitorização Sismovulcânica. 3º Simpósio de Meteorologia e Geofísica da APMG, 4º Encontro Luso-Espanhol de Meteorologia. Universidade de Aveiro, 10 - 13 de Fevereiro (Poster).

Resumo


Os principais objectivos do Grupo de Monitorização de Sismologia Vulcânica do OVUA são a detecção, caracterização e localização de sismos vulcanogénicos e tremor vulcânico. Neste contexto, as suas actividades complementam as do Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores (SIVISA), centrando-se no desenvolvimento de estudos dirigidos para a compreensão da dinâmica da fonte sísmica e dos mecanismos de transporte de fluidos e a sua interacção com os sistemas de falhas existentes.

 

Para o efeito estão a ser implementadas metodologias específicas. Neste trabalho dá-se conhecimento do programa de desenvolvimento experimental no domínio da instrumentação sísmica presentemente em curso e que inclui o desenho, a construção e o teste de equipamentos, tais como estações sísmicas de curto período e antenas sísmicas, construídos para a detecção de sinais de origem vulcânica. Estão igualmente a ser consideradas diferentes soluções para a transmissão de dados tendo em vista a necessidade de se virem a instalar redes de monitorização portáteis para o acompanhamento de crises.

Observações


Anexos