Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Comunicações orais ► em encontros nacionais

 

Referência Bibliográfica


GASPAR, J.L. (1998) - A intervenção do Centro de Vulcanologia no contexto geral das acções de Protecção Civil no arquipélago dos Açores. 1ª Jornadas de Protecção Civil. Santa Maria, Fevereiro, Vila do Porto (Comunicação Oral).

Resumo


O Centro de Vulcanologia (CV) é uma unidade pluridisciplinar de investigação integrada no Departamento de Geociências da Universidade dos Açores e dirigida para o desenvolvimento das Ciências da Terra na área da Vulcanologia. São objectivos principais do CV: (a) promover a investigação, fundamental e aplicada, e o desenvolvimento experimental; (b) garantir a monitorização vulcanológica dos Açores; (c) fomentar a cooperação científica com instituições nacionais e estrangeiras, públicas ou privadas; e (d) dinamizar a discussão e a divulgação, ao nível nacional e internacional, dos resultados da investigação científica realizada.
 
A estrutura do CV assenta em três comissões científicas dedicadas ao desenvolvimento de estudos nos domínios da Geofísica, da Geodesia e da Geoquímica. Beneficiando de um estreita ligação a diversas instituições nacionais e internacionais, integra presentemente cientistas de especialidades tão diversas como a Vulcanologia, a Geofísica, a Geodesia, a Geoquímica, a Geoinformática, a Engenharia Geográfica, a Engenharia Electrónica e a Medicina, entre portugueses, ingleses, islandeses, franceses, italianos e espanhóis. Deste modo, procura garantir as exigências inerentes a uma ciência emergente e multidisciplinar, incrementando a sua capacidade de resposta a eventuais situações de emergência em termos de recursos humanos e de meios técnicos.
 
O CV inclui um Grupo de Conselheiros Científicos constituído por vulcanólogos europeus de reconhecido prestígio internacional e compreende um Gabinete de Crise responsável por: (a) acompanhar cientificamente o desenvolvimento de situações anómalas sob o ponto de vista da actividade vulcânica; (b) planear e desenvolver estratégias de observação, especificamente orientadas para a compreensão dos fenómenos vulcânicos; (c) analisar a informação recolhida pelas redes e estações de monitorização disponíveis; (d) traçar cenários relativos ao desenrolar de crises eruptivas e suas implicações em termos de protecção civil; e (e) formular recomendações às autoridades competentes sobre medidas de intervenção conducentes à minimização do risco vulcânico.
 
Na sequência de um protocolo celebrado entre a Universidade dos Açores e a Secretaria Regional da Habitação e Equipamento, o CV presta assessoria técnica e científica ao Serviço Regional de Protecção Civil dos Açores no domínio da prevenção e da previsão de catástrofes naturais. Neste contexto, mantém um serviço permanente de vigilância sismovulcânica baseado na aquisição e no processamento de dados sísmicos, geodésicos e geoquímicos. A análise integrada de tal informação permite definir o estado de cada sistema vulcânico num dado momento, situação que é transmitida ao SRPCA utilizando-se um código de alerta científico especificamente elaborado para o efeito.

Observações


Anexos