Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Artigos em livros de atas ► Nacionais

 

Referência Bibliográfica


CYMBRON, R., PACHECO, D., GONÇALVES, V., CABRAL, M., CRUZ, J.V., RAPOSEIRO, P., COSTA, A., MARQUES, H., DOMINGOS, M., NUNES, J.C., COUTINHO, R. (2006) - Monitorização da qualidade das águas superficiais das ilhas de Santa Maria e São Miguel da Região Autónoma dos Açores. Anais (em CD ROM) do 8º Congresso da Água “Água, Sede de sustentabilidade”, Figueira da Foz, 19 p.

Resumo


​A Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho nº 2000/60/CE, de 22 de Dezembro, denominada Directiva Quadro da Água (DQA) constitui, reconhecidamente, o mais importante instrumento integrador da política da Água da União Europeia. Um dos aspectos inovadores deste diploma foi a introdução do conceito de “estado ecológico” para a avaliação da qualidade das águas superficiais assente na biomonitorização, de acordo com a metodologia normativa fixada, para que cada Estado-membro alcance o “bom estado das águas” até 2015. 
A primeira fase do projecto, que se realizou ao longo de um ano, englobou as ilhas de S. Miguel e Santa Maria. No controlo analítico efectuado pretendeu-se avaliar a qualidade ecológica da água, ainda que de forma preliminar, bem como detectar os principais focos de contaminação que poderão pôr em risco o bom estado das águas. A rede congrega um total de 56 pontos de amostragem, distribuídos por 11 ribeiras, que representam no seu conjunto apenas um ecótipo, de acordo com o sistema A, e 9 lagoas, representativas dos ecótipos identificados de acordo com o sistema B, no âmbito do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores. 
A análise conjunta dos aspectos químicos e ecológicos constitui o primeiro passo para a implementação de um adequado programa de monitorização de vigilância ajustado às especificidades regionais. O aprofundamento do conhecimento sobre as comunidades biológicas, e a sua aplicabilidade na avaliação da qualidade ecológica dos meios hídricos dos Açores, certamente que contribuirá para um melhor planeamento e gestão dos recursos hídricos que, em regiões insulares, assume importância acrescida. 

Observações


Anexos