Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Comunicações orais ► em encontros internacionais

 

Referência Bibliográfica


ANTUNES, P.C., CRUZ, J.V., FREIRE, P., COUTINHO, R. (2006) - Integração de sistemas lacustres na monitorização da actividade sismo-vulcânica nos Açores. V Congresso Ibérico de Gestão e Planeamento da Água, Faro, Algarve, 4 - 8 de Dezembro (Comunicação Oral).

Resumo


No sistema vulcânico activo do Fogo-Congro, localizado na zona central da ilha de São Miguel, verificou-se desde o final do ano de 2002 um incremento da sismicidade, com a ocorrência de alguns enxames sísmicos, cujo período mais energético se verificou entre os meses de Maio a Outubro de 2005. Devido a este cenário, foi efectuado um plano de monitorização da qualidade das águas das Lagoas do Fogo e do Congro, localizadas na zona epicentral da crise sísmica, integrado no sistema de vigilância multidisciplinar do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (Universidade dos Açores).

 

O resultado das várias campanhas efectuadas demonstrou a inexistência de alteração dos parâmetros utilizados na monitorização da qualidade da água nestes sistemas lacustres. Deste modo, a existir algum movimento de magma, este ocorreu em profundidade não sendo detectável através da análise da água dos lagos.

Observações


Anexos