Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Teses ► Mestrado

 

Referência Bibliográfica


MEDEIROS, A. (2009) - Bases de dados para a divulgação da Geologia dos Açores. Dissertação​ de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos, Universidade dos Açores, 207p.

Resumo


Devido ao seu enquadramento geodinâmico o Arquipélago dos Açores possui características únicas relativamente a vulcanismo, sismicidade e a outros riscos geológicos. Constitui um laboratório natural para o desenvolvimento do conhecimento científico nestes domínios devendo os resultados alcançados serem divulgados para todos os interessados.

 

O presente trabalho baseia-se na compilação de toda a informação produzida sobre a geologia do Arquipélago dos Açores. Para isso procedeu-se a uma recolha exaustiva de toda a documentação existente tais como teses, artigos e relatórios científicos.

 

Da informação compilada resumiu-se o que se entendeu ser mais relevante sendo preparados conteúdos temáticos homogéneos seguindo formatos predefinidos e utilizando uma linguagem científica rigorosa e acessível para a promoção da cultura científica e da divulgação do conhecimento nesta matéria. Esta informação foi armazenada em formado digital a fim de constituir a Base de Dados para a divulgação da Geologia dos Açores. Os vários conteúdos criados estão distribuídos em dois sectores, Geologia dos Açores e Vulcões Activos, que estarão disponíveis para o público em geral no portal de internet do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos.

 

A Base de Dados relativa à Geologia dos Açores abrange temas bastante variados desde a geomorfologia, tectónica, formas e estruturas geológicas, unidades vulcanológicas, cartas vulcanológicas, sismicidade e vulcanismo. Estes temas estão acompanhados por mapas e figuras para proporcionar uma melhor compreensão. Relativamente aos sismos destruidores e vulcanismo histórico foi criada para ocorrência uma ficha com informação relevante associada à mesma, acompanhada por mapas de localização epicentral e de isossistas, no primeiro caso, e com a localização dos centros eruptivos, no segundo caso.

 

No canal relativo aos Vulcões Activos é efectuado um pequeno sumário sobre cada vulcão ou sistema vulcânico activo, onde se referem as características mais significativas dos mesmos e se faz uma breve referência à sua história eruptiva. Esta informação é, também, acompanhada por uma tabela com alguns dados mais relevantes como a sua localização (latitude e longitude), dimensões, volume e últimas erupções.

 

Toda a informação colocada à disposição do público irá contribuir para a divulgação da Geologia dos Açores, favorecendo uma maior consciencialização do público sobre as suas implicações em termos de vulcanismo e sismicidade e da necessidade de se promover uma educação de segurança perante desastres naturais.

Observações


Anexos