Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Artigos em livros de actas ► Nacionais

 

Referência Bibliográfica


MENDES, S., PACHECO, D., CRUZ, J.V. (2006) - O SIG na implementação de medidas de protecção das águas subterrâneas na Região Autónoma dos Açores. Anais (em CD ROM) do 8º Congresso da Água “Água, Sede de sustentabilidade”, Figueira da Foz, 10 p.

Resumo


A protecção dos recursos hídricos subterrâneos na Região Autónoma dos Açores (RAA) assume uma particular importância, face à crescente pressão antropogénica, aliada às condições de insularidade, que podem pôr em causa a preservação e protecção da água subterrânea. Acresce que os recursos hídricos subterrâneos são a principal origem de água para os diversos usos, com especial destaque para o abastecimento público. Estima-se que cerca de 97% da população seja abastecida domiciliariamente a partir de nascentes e furos.
 
Torna-se assim premente a implementação de medidas que garantam a qualidade da água na origem. Para tal, instalações ou actividades que possam provocar a percolação de poluentes, que comprometam a qualidade de água subterrânea, serão proibidas ou condicionadas, constituindo assim áreas sujeitas a restrições de utilidade pública ao uso e transformação do solo.
 
O recurso ao Sistema de Informação Geográfica (SIG), através do software ArcView, facilitou a delimitação espacial e permitiu a georeferenciação dos perímetros de protecção de captações de águas subterrâneas destinadas ao abastecimento público, tendo como ponto de partida estudos hidrogeológicos efectuados.
 
A informação geográfica existente na Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos foi utilizada principalmente como ferramenta de sobreposição e cruzamento de informação, permitindo uma análise morfológica, hidrológica e de ocupação e uso do solo. Além disso, possibilitou o reajuste das áreas territorialmente delimitadas e melhoria da qualidade dos resultados produzidos, sem descorar as especificidades associadas à hidrogeologia local.

Observações


Anexos