Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Painéis ► em encontros internacionais

 

Referência Bibliográfica


WALLENSTEIN, N., GUEST, J.E., TRYGGVASON, E., GASPAR, J.L., FERREIRA, T., COUTINHO, R., MALHEIRO, A., QUEIROZ, G. (1998) - Desastres e calamidades naturais na ilha de S. Miguel, Açores: os movimentos de massa ocorridos na madrugada do dia 31 de Outubro de 1997. "1ª Assembleia Luso-Espanhola de Geodesia e Geofísica, Simpósio - 1: Assessment and reduction of natural risks". Espanha, Almeria, Fevereiro (Poster).

Resumo


Na madrugada do dia 31 de Outubro de 1997 ocorreram na ilha de S.Miguel inúmeros movimentos de massa, na sequência dos quais perderam a vida 29 pessoas. O concelho da Povoação, na parte oriental da ilha, foi particularmente afectado, tendo sido os danos materiais aí registados significativamente avultados. Casas destruídas, estradas cortadas, pontes danificadas e terrenos produtivos cobertos por lama determinaram, entre outros aspectos, a situação de calamidade verificada.
 
No presente trabalho procede-se ao enquadramento vulcanológico da área mais atingida e identificam-se alguns dos factores que contribuíram decisivamente para o desenrolar do acontecimento. Paralelamente caracterizam-se os diferentes tipos de movimentos de massa observados e discute-se a importância da avaliação do hazard associado a fenómenos naturais no que respeita à elaboração dos planos de emergência municipais.

Observações


Anexos