Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Sismo de magnitude 1,5 sentido com intensidade III na ilha de S. MiguelSismo de magnitude 2,0 sentido com intensidade IV na ilha de S. MiguelAtividade sísmica no arquipélago dos Açores encontra-se, em geral, dentro dos níveis normais de referência



Artigos em livros de actas ► Nacionais

 

Referência Bibliográfica


MARQUES, R., ZÊZERE, J.L., GASPAR, J.L. (2017) - Determinação da probabilidade de excedência da magnitude de movimentos de vertente: um caso de estudo no concelho da Povoação (ilha de São Miguel, Açores). Actas do VIII Congresso Nacional de Geomorfologia, Porto, 6 e 7 de outubro.

Resumo


​De acordo com o modelo conceptual do risco, para a análise da perigosidade torna-se indispensável o cálculo da probabilidade de excedência da magnitude dos movimentos de vertente, de forma análoga ao efetuado para outros perigos (e.g. sismos). 

O presente trabalho foi desenvolvido no concelho da Povoação (ilha de São Miguel, Açores) e tem como objetivos principais: (i) analisar a adequabilidade de uma distribuição de probabilidade tida como “universal”, parametrizada por Malamud et al.(2004); (ii) propor e parametrizar distribuições de probabilidade específicas para a área de estudo e (iii) demonstrar a importância de discriminar os inventários de movimentos de vertente por subáreas para o estudo da magnitude. 

Conclui-se a inadequabilidade da distribuição proposta por Malamud et al. (2004) e demonstra-se que a Distribuição Log-normal de 3 parâmetros é a que melhor se adequa aos casos em análise. Demonstra-se o benefício de discriminar o inventário de movimentos de vertente por subáreas, definindo funções de distribuição de probabilidade especificamente parametrizadas para as particularidades de cada partição, que mimetizam com maior pormenor os condicionalismos geomorfológicos, geológicos e hidrológicos do território que condicionam a magnitude e que, de outra forma, seriam desvirtuados.

Observações


Anexos