Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 Vittorio Zanon

Vittorio Zanon

Técnico Superior FGF / Doutorado


Data de Nascimento


16-06-1970

Nacionalidade


Italiana


Licenciado em Vulcanologia, com tese em petrologia experimental, pelo Dipartimento di Scienze della Terra, Universidade “La Sapienza”, Roma (Itália), em 1995. Efetuou o mestrado em Ajuda Humanitária em 1998, tendo trabalhado na Universidade “RomaTre”, onde se dedicou ao estudo da estratigrafia dos depósitos piroclásticos do Distrito Vulcânico Sabatino, a 35 km a N de Roma.
 
Em 2001 concluiu o Doutoramento em Petrologia e Mineralogia pela Universidade de Firenze (Itália), onde efetuou o estudo de inclusões fluidas em xenólitos de quartzo presentes nas ilhas Eólie (Itália meridional).
 
Entre 2001 e 2003 trabalhou na Universidade de Perugia (Itália), dedicando-se à investigação geológico-estratigráfica do magmatismo intra Appenninico (Vulcão de San Venanzo) tendo definido o complexo sistema de alimentação dos vulcões das ilhas Eólie.
 
No início de 2003 produziu um esboço geológico da área vulcânica do Vale Latina (localizado a aproximadamente 100 km a S de Roma) para a Carta Geológica d’Italia. Colaborou com o Istituto Nazionale di Geofísica e Vulcanologia (INGV), realizando a monitorização petrológica e geoquímica das escoadas lávicas e piroclastos expelidos durante as erupções de 2002-2003 pelos vulcões Stromboli e Etna. Paralelamente, contribuiu para a elaboração de um mapa de risco de radão nos solos no flanco S do Vulcão Etna.
 
Entre 2006 e 2015 esteve a fazer o pós-doutoramento em Riscos Vulcânicos no Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR).
 
Desde 2012 e 2014 que é membro associado da IAVCEI, SIMP (Società Italiana di Mineralogia e Petrografia), EAG (European Society of Geochemistry) e da AGU (American Geophysical Union).
 
Desde 2014 que é investigador convidado do Institut de Physique du Globe, Paris, e em 2015 obteve qualificação para o ensino académico em França (Maître de Conférences).
 
A sua área de trabalho situa-se no domínio da Vulcanologia e da Petrologia, mais concretamente na modelação dos sistemas de alimentação profundos e superficiais das estruturas vulcânicas (filões, condutas e câmaras magmáticas superficiais) e na modelação dos processos vulcânicos à superfície e o seu impacte ambiental.

Data de Ingresso no IVAR


01-08-2006

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afectação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação