Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 Vera Isabel Barros Alfama

Vera Alfama

Colaboradora Externa / Doutorada


Data de Nascimento


30-07-1974

Nacionalidade


Cabo Verdiana


Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade de Évora (2004), com mestrado em Património Geológico e Geoconservação pela Universidade do Minho (2007), e possui Estudos Especializados em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela Universidade dos Açores.
 
Foi bolseira de Doutoramento, de 1 de Abril de 2009 a 31 de Março de 2013, da Direção Regional da Ciência e Tecnologia no âmbito do Protocolo assinado entre o Governo da República de Cabo Verde e o Governo Regional dos Açores para a atribuição de Bolsas de Doutoramento na área de Vulcanologia.
 
Doutorada em Geologia, especialidade de Vulcanologia e Avaliação de Perigos Geológicos, no qual tem trabalhado no estudo dos perigos geológicos (sísmicos e vulcânicos) da ilha Brava, Cabo Verde, e suas implicações no planeamento de emergência. 
 
De 1 de outubro de 2013 à data é Docente Assistente Graduada e Diretora dos Serviços Académicos na Universidade de Cabo Verde.
 
Fez parte da equipa científica que monitorizou a última erupção vulcânica ocorrida na ilha do Fogo, Cabo Verde, de 23 de novembro de 2014 a 8 de fevereiro de 2015.
 
Entre outubro de 2004 e setembro de 2009 foi Docente Assistente Graduada e Diretora do Centro de Geologia na Universidade de Cabo Verde/Instituto Superior de Educação em Cabo Verde. Durante esse período participou em várias campanhas realizadas na ilha do Fogo, nas áreas de Vulcanologia, Geoquímica, Património Geológico e Geoconservação, Geoturismo, e na vigilância sismovulcânica do vulcão do Fogo com várias instituições cabo-verdianas, portuguesas, canarinas, alemãs, etc.
 
De outubro de 2005 a setembro de 2007 foi Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian na Universidade do Minho, no âmbito do Mestrado em Património Geológico e Geoconservação.
 
De outubro de 1997 e setembro de 2002 foi professora de Ciências Naturais, Biologia e Geologia do Ensino Secundário no Liceu de Santa Catarina, em Assomada, e na Escola Secundária Pedro Gomes, na Praia.

Data de Ingresso no IVAR


01-04-2009

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


10%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação