Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

 Maria Gabriela Pereira da Silva Queiroz

Gabriela Queiroz

Investigadora Principal


Data de Nascimento


08-04-1960

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciada em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, doutorou-se em Vulcanologia pela Universidade dos Açores, onde é Investigadora Principal.

A sua área de especialização situa-se no domínio da Vulcanologia, dedicando-se em especial à definição da história eruptiva de vulcões; vulcanoestratigrafia e cartografia geológica; caracterização de depósitos vulcânicos, definição de estilos eruptivos e estudo dos processos associados à génese de caldeiras; monitorização geofísica de vulcões ativos. Dedica-se ainda ao estudo dos riscos geológicos na região dos Açores e ao desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica tendo em vista a avaliação integrada de perigos geológicos, nomeadamente vulcânicos, sísmicos e de movimentos de massa, na região dos Açores. Colabora na monitorização sismovulcânica dos sistemas ativos no arquipélago dos Açores e no planeamento de emergência para o desenvolvimento de ações de proteção civil.

Ao longo da sua carreira tem acompanhado o desenvolvimento de diversas erupções vulcânicas, crises sísmicas e movimentos de vertente, tendo estado envolvido em missões internacionais a regiões vulcânicas, nomeadamente, Cabo Verde, Itália, Canárias, Islândia, Monserrate, Guadalupe e Martinica.

Tem sido responsável pela orientação científica de diversas teses de doutoramento e mestrado. Tem coordenado e participado em projetos de investigação nacionais e europeus e é autora de diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade. No domínio dos serviços, participou em vários trabalhos no âmbito do planeamento de emergência e do ordenamento do território, a nível regional e municipal.

Foi diretora do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores e Secretária do Centro de Vulcanologia d​e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR).

Presentemente é investigadora da Universidade dos Açores e do IVAR, sendo coordenadora da unidade científica de Riscos e Planeamento de Emergência deste instituto. É membro da Assembleia Geral do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, do Conselho Geral da Universidade dos Açores e do Conselho Geral da Fundação Gaspar Frutuoso.

Data de Ingresso no IVAR


01-10-1996

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


80%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação