Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 8 de agosto às 08:06h, intensidade máxima III/IV na freguesia de VelasCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 Maria Gabriela Pereira da Silva Queiroz

Gabriela Queiroz

Investigadora Principal


Data de Nascimento


08-04-1960

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciada em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, doutorou-se em Vulcanologia pela Universidade dos Açores, onde é Investigadora Principal.

A sua área de especialização situa-se no domínio da Vulcanologia, dedicando-se em especial à definição da história eruptiva de vulcões; vulcanoestratigrafia e cartografia geológica; caracterização de depósitos vulcânicos, definição de estilos eruptivos e estudo dos processos associados à génese de caldeiras; monitorização geofísica de vulcões ativos. Dedica-se ainda ao estudo dos riscos geológicos na região dos Açores e ao desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica tendo em vista a avaliação integrada de perigos geológicos, nomeadamente vulcânicos, sísmicos e de movimentos de massa, na região dos Açores. Colabora na monitorização sismovulcânica dos sistemas ativos no arquipélago dos Açores e no planeamento de emergência para o desenvolvimento de ações de proteção civil.

Ao longo da sua carreira tem acompanhado o desenvolvimento de diversas erupções vulcânicas, crises sísmicas e movimentos de vertente, tendo estado envolvido em missões internacionais a regiões vulcânicas, nomeadamente, Cabo Verde, Itália, Canárias, Islândia, Monserrate, Guadalupe e Martinica.

Tem sido responsável pela orientação científica de diversas teses de doutoramento e mestrado. Tem coordenado e participado em projetos de investigação nacionais e europeus e é autora de diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade. No domínio dos serviços, participou em vários trabalhos no âmbito do planeamento de emergência e do ordenamento do território, a nível regional e municipal.

Foi diretora do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores e Secretária do Centro de Vulcanologia d​e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR).

Presentemente é investigadora da Universidade dos Açores e do IVAR, sendo coordenadora da unidade científica de Riscos e Planeamento de Emergência deste instituto. É membro da Assembleia Geral do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, do Conselho Geral da Universidade dos Açores e do Conselho Geral da Fundação Gaspar Frutuoso.

Data de Ingresso no IVAR


01-10-1996

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


80%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação