Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

 Claudia Cannatelli

Claudia Cannatelli

 


Data de Nascimento


03-09-1975

Nacionalidade


Italiana


Licenciada em Física, com tese em Geofísica, pelo Departamento de Física da Universidade de “Roma Tre” (Itália) em 2003, onde se dedicou ao estúdio de deformação em áreas vulcânicas e monitorização sísmica do vulcão Etna (Itália) durante as erupções de 2001.

Fez o Master of Science pela Virgínia Polytechnic Institute and State University (USA) em 2006, com tese em Geoquímica e Petrologia Experimental com o estúdio petrológico e geoquímico dos depósitos eruptivos de Campi Flegrei (Itália).

Foi a primeira aluna a participar do Doutoramento Internacional "Dinâmica Interna do Sistema Magmático de Vulcões Activos" no âmbito da internacionalização da investigação científica entre a Universidade de Nápoles "Federico II" (Itália) e Virginia Polytechnic Institute e State University (USA).

Em 2006 concluiu o Doutoramento Internacional com tese sobre o estudo de inclusões fluidas e vítreas em produtos eruptivos de Campi Flegrei (Itália). Após a conclusão do Doutoramento, trabalhou como Professor Auxiliar no Virginia Polytechnic Institute e State University.

Entre 2007 e 2010 trabalhou como Professor Auxiliar e depois como Investigador Associado no projecto “Testing models that describe the origin of compositional diversity of subduction magmatism, Aeolian Islands (Italy)” no Departamento de Ciências da Terra da Universidade da Califórnia Santa Barbara (USA).

Tem uma experiência multidisciplinar para o estúdio dos sistemas vulcânicos e dos mecanismos eruptivos, utilizando a geofísica, a petrologia, a geoquímica e a modelação termodinâmica em diferentes ambientes tectónicos (Etna, Aeolian Islands, Campi Flegrei, Hawaii, Costa Rica).

Efectuou um Pós-Doutoramento no Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores, no âmbito do projecto PLUSYS (sistema de alimentação dos vulcões açorianos: traçando a evolução e a desgasificação do magma desde a fonte mantélica aos reservatórios superficiais. Implicações para a avaliação do riscos vulcânicos) e tem cooperação internacional na área da petrologia experimental, geoquímica e modelação termodinâmica.

Data de Ingresso no IVAR


01-08-2010

Data de Saída do IVAR


31-12-2011

Tempo de Afetação


 

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação