Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

 
04-06-2005 09:00
S. Miguel
Resposta a boatos e perguntas frequentes sobre a actual crise sísmica

1) Como distinguir um boato do que se passa na realidade?
Ao longo da presente crise sísmica têm sido lançados diversos boatos para lançar a confusão na população. Alguns desse boatos têm sido espalhados por pessoas com responsabilidades apenas para desacreditar o trabalho das autoridades e dos investigadores que acompanham, dia e noite, o evoluir da situação. Para evitar confusões, sempre que lhe derem informações duvidosas contacte os serviços de Protecção Civil, no sentido de obter, de uma fonte oficial, os esclarecimentos necessários.

 

2) Que serviços de Protecção Civil podem prestar informações no caso de dúvidas?
O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores garante todo o apoio 24 horas por dia através dos telefones 295401401 (emergências) ou 808244444 (informações). Adicionalmente pode recorrer ao quartel de bombeiros da sua zona, ao Serviço Municipal de Protecção Civil do seu concelho, ou à sua Junta de Freguesia. Traga sempre consigo todos esses números de telefone.

 

3) A água da Lagoa de S. Brás subiu 10 metros nos últimos dias?
Não. Os investigadores têm-se deslocado com regularidade às lagoas do Fogo, de S. Brás, do Congro e das Furnas e nunca detectaram qualquer subida do nível das águas.

 

4) Apareceram gases a borbulhar na Lagoa do Fogo e a temperatura da água aumentou vários graus?
Não. Os investigadores deslocam-se diariamente à Lagoa do Fogo e até à data nunca detectaram nada de anormal na zona. Por outro lado, o local é monitorizado por duas estações permanentes que medem o fluxo de dióxido de carbono, cujos dados são automaticamente enviados do campo para o Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores. Se se registar alguma alteração dos parâmetros físico-químicos medidos, tal será imediatamente detectado no centro de aquisição de dados da Universidade dos Açores.

 

5) Porque é que foi proibido o acesso à Lagoa do Fogo?
Ninguém interditou o acesso à Lagoa do Fogo. Apenas se têm aconselhado as pessoas a não circular por zonas onde os taludes possam estar instáveis e no maciço de Água de Pau essa situação verifica-se em vários locais facilmente perceptíveis pela população.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas