Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Região de "Bandas del Sur" (zona sul de Tenerife- Canárias)
09-04-2007 12:30
Tenerife, Canárias
Investigadores do CVARG participaram em Workshop de Campo na ilha de Tenerife, Canárias

Os investigadores do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG), Adriano Pimentel e Ulrich Kueppers, participaram recentemente num workshop de campo dedicado ao estudo de erupções explosivas, promovido pela Associação Internacional de Vulcanologia e Química do Interior da Terra (IAVCEI) e que decorreu na ilha de Tenerife (Canárias). Os trabalhos centraram-se na região Bandas del Sur (zona Sul de Tenerife) considerado um laboratório natural por excelência para o estudo deste tipo de erupções.

 

A reunião permitiu juntar um grupo de 20 investigadores de diversas nacionalidades e instituições e teve por objectivo discutir os mecanismos de transporte e deposição dos produtos piroclásticos de fluxo. Tais produtos vulcânicos encontram-se, regra geral, associados a episódios violentos e têm sido responsáveis por milhares de vítimas dado o seu elevado potencial destruidor.

 

O encontro envolveu, igualmente, sessões de trabalho onde foram apresentados e discutidos os resultados dos mais recentes estudos desenvolvidos pelo CVARG no domínio do vulcanismo explosivo. A história eruptiva da maioria dos vulcões centrais dos Açores inclui a ocorrência deste tipo de eventos e a sua compreensão é determinante para a avaliação do risco e a adopção de estratégias de mitigação.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas