Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

 
17-12-2007 22:00
Faial
Universidade instala novas estações sísmicas na ilha do Faial

A Directora do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores, Gabriela Queiroz, anunciou que acabam de ser instaladas duas novas estações sísmicas na ilha do Faial. A notícia foi dada durante a participação daquela investigadora no colóquio sobre “Sociedade Cultura e Risco: da memória dos Capelinhos à crise sísmica de 1998” que decorreu na cidade da Horta entre 14 e 16 de Dezembro.

 

Adquiridas no âmbito do protocolo de cooperação com o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, estas estações vão reforçar o Sistema de Vigilância Sismovulcânica dos Açores, assumindo especial importância no que se refere à monitorização do Grupo Central.

 

De acordo com Teresa Ferreira, coordenadora da rede sismológica, “a Universidade dos Açores passa a dispor de três estações sísmicas na ilha do Faial, dispostas em triângulo ao redor do Vulcão Central”.

 

“A geometria da rede, para além de responder a necessidades relacionadas com a monitorização da sismicidade regional, foi concebida para garantir o estudo do sistema de alimentação magmática do maior vulcão activo da ilha do Faial” referiu aquela investigadora.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas