Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Ciência

 
16-05-2006 09:00
Ponta Delgada
Vulcanólogos reúnem-se em Nápoles para avaliar os riscos de erupções explosivas

Um grupo de investigadores do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos deslocou-se, entre 9 e 14 de Maio, a Nápoles para participar na última reunião do Projecto EXPLORIS - Explosive Eruption Risk and Decision Support for EU Populations Threatened by Volcanoes, financiado pela União Europeia. Participaram neste evento Teresa Ferreira (coordenadora do projecto), Gabriela Queiroz, José Pacheco, Ana Gomes e Catarina Goulart, juntamente com cientistas de Itália, Espanha, Reino Unido, França, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.

 

O projecto EXPLORIS tem como objectivo principal a análise quantitativa do risco associado à ocorrência de erupções explosivas em regiões densamente povoadas e a avaliação da aplicação de medidas mitigadoras tais como o planeamento de emergência e o ordenamento do território. Os vulcões alvo deste estudo são o Vesúvio (Itália), Soufriére de Guadalupe (França), Sete Cidades (Portugal), Teide (Espanha) e Soufriére Hills de Monserrate (Reino Unido).

 

Durante a reunião foram apresentados os resultados da investigação nas áreas de (1) criação de modelos de simulação de erupções com base em super computadores, (2) definição de cenários eruptivos quantitativos para os vulcões alvo de estudo e, (3) criação de bases de dados de vulnerabilidades.

 

Sendo uma das finalidades deste projecto a transferência de conhecimento às autoridades de protecção civil das zonas envolvidas foram convidados elementos destes serviços. Neste domínio, por parte dos Açores participou na reunião o presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores Tenente Coronel António Cunha.

 

Efectuaram-se ainda deslocações ao topo do Vesúvio e à região de Herculano, soterrada  por depósitos vulcânicos da erupção de 79 A.D.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas