Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Imagem: CVARG
Fonte: CVARG
21-06-2009 16:00
Ponta Delgada
Cientista russo Lev Vinnik profere palestra sobre a estrutura da Terra na Universidade dos Açores

A convite do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, encontra-se nos Açores o professor Lev Vinnik, do Instituto de Física da Terra de Moscovo, uma das maiores celebridades mundiais na áreas das Ciências Geofísicas.

 

Lev Vinnik possui um vasto conhecimento na área da Sismologia, tendo recebido em 2004 a medalha Beno Gutenberg, um galardão que é atribuído pela “European Geosciences Union” aos cientistas que tenham desenvolvido trabalhos de mérito internacionalmente reconhecido na área da Sismologia.

 

De entre os seus trabalhos que resultaram em mais de 200 publicações em revistas científicas de circulação internacional com arbitragem, sublinham-se os relacionados com a caracterização das descontinuidades e da anisotropia no manto. Em 1977, Lev Vinnik criou a técnica que permite cartografar as principais descontinuidades do manto a partir da análise das ondas sísmicas. Mais tarde, em 1984, introduziu a metodologia que hoje permite avaliar a anisotropia sísmica no interior do nosso planeta.

 

Lev Vinnik colabora com o Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa desde 2004 e tem participado nos trabalhos que se centram nas áreas dos Açores, de Cabo Verde e da Península Ibérica.

 

Durante a sua estadia na Região, Lev Vinnik irá proferir uma palestra no Anfiteatro 1 da Universidade dos Açores, agendada para o próximo de 23 de Junho, às 15 horas, onde apresentará o resultado dos trabalhos que tem desenvolvido para se interpretar a estrutura do manto e se detectar a presença de hotspots (pontos quentes) no interior do planeta.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas