Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

Imagem: CVARG - Cristal de Clinopiroxena
Cristal de Clinopiroxena   Fonte: CVARG
04-08-2009 12:45
Ponta Delgada
Cientista italiana profere palestra sobre o estudo de clinopiroxenas na modelação de processos vulcânicos

Ontem, dia 3 de Agosto, a professora de Mineralogia, Sabrina Nazzareni, da Universidade de Perugia, Itália, efectuou uma conferência na Universidade dos Açores intitulada: “Clinopyroxenes: a memory tool of volcanological and petrological processes. An example from active Italian volcanoes / Clinopiroxenas: instrumento de registo dos processos vulcanológicos e petrológicos. Um exemplo a partir de vulcões activos italianos”.

 

Os resultados apresentados tiveram por base o estudo efectuado em minerais amostrados em produtos vulcânicos do Etna e de Vulcano durante os últimos 8 anos e revelam ser de particular importância para a compreensão dos processos vulcanomagmáticos sub-superficiais e a avaliação do risco vulcânico.

 

No âmbito de uma parceria internacional, o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores e a Universidade de Perugia estão a preparar o desenvolvimento de projecto para aplicar modelos de geoquímica de clinopiroxenas às erupções mais recentes dos vulcões dos Açores.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas