Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Outras

Imagem: GACS
Fonte: GACS
03-06-2007 13:10
S. Miguel
Exercício de protecção civil "Açor 71" contou com a colaboração da Universidade dos Açores

A convite do Comando Operacional dos Açores, Gabriela Queiroz, Directora do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG), e Teresa Ferreira, responsável do Centro de Coordenação da Vigilância Sismovulcânica dos Açores, participaram ontem na reunião final do Exercício "Açor 71". No evento estiveram igualmente presentes José Contente, Secretário Regional da Habitação e Equipamentos, e António Cunha, Presidente do Serviço Regional e Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

 

O exercício serviu para testar a operacionalidade das Forças Armadas Portuguesas no apoio às autoridades regionais de protecção civil em caso de catástrofe e envolveu meios do Exército, da Marinha, da Força Aérea e do SRPCBA. Para além de várias centenas de operacionais, foram mobilizados para esta acção duas corvetas, um Aviocar C-212, um avião Hércules C-130 e um helicóptero EH-101 Merlin.

 

O "Açor 71" teve por base um cenário criado pelo CVARG, cujos investigadores simularam, para o efeito, o desenvolvimento e impacte de uma crise sísmica localizada na parte central da ilha de S. Miguel.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas