Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Imagem: CVARG
Riscos naturais discutidos em seminário sobre o Atlântico Norte
19-10-2007 16:00
Ponta Delgada
Riscos naturais discutidos em seminário sobre o Atlântico Norte

Os Membros da Comissão de Ambiente, Agricultura e Questões Territoriais da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) e a Delegação Portuguesa à APCE reúnem em Ponta Delgada entre 18 e 20 de Outubro.

 

Neste âmbito, o dia 18 foi reservado para a realização do seminário “Questões ambientais e científicas do Atlântico Norte: uma perspectiva Europeia” que teve como objectivo debater aspectos da investigação científica e da tecnologia nos domínios da oceanografia, geologia, biologia, e climatologia do Atlântico Norte.

 

Imagem: CVARGO Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos foi representado neste evento pela directora, Gabriela Queiroz, que proferiu uma palestra onde foram focados os aspectos relacionados com a caracterização geológica da região dos Açores, implicações deste contexto na ocorrência das catástrofes naturais que afectam o arquipélago e o papel do CVARG como estrutura de investigação e de apoio às autoridades locais no acompanhamento destes fenómenos.

 

A sessão de encerramento contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, que reforçou a importância da natureza vulcânica dos fundos oceânicos e o seu potencial económico. Neste domínio, os Açores foram considerados um laboratório de excelência para a investigação científica em vários domínios de carácter transversal, muito em especial nas áreas das Ciências da Terra e do Mar.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas