Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Outras

Novo centro de cálculo    Fonte: CVARG
27-09-2006 15:00
Ponta Delgada
Novo centro de cálculo permite melhorar resposta a situações de emergência

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores tem em funcionamento uma nova plataforma tecnológica destinada à aquisição, processamento, armazenamento e divulgação de dados relativos às suas diferentes redes de monitorização sismovulcânica. Esta infra-estrutura, de interesse vital para o acompanhamento de crises e a resposta a situações de emergência, resultou da integração de dois projectos com financiamento FEDER, aprovados pela Região no âmbito dos programas INTERREG IIIB e PRODESA.

 

A plataforma tecnológica agora instalada assenta no desenvolvimento de uma complexa rede de informática e de comunicações que contou com a participação de diversas empresas regionais empenhadas no desenvolvimento de novas soluções na área das TIC. Uma associação que para Gabriela Queiroz, directora do CVARG, constitui o exemplo do que poderá vir a ser o embrião de parcerias público-privadas a realizar no âmbito de um projecto internacional que está a ser preparado para o desenvolvimento de sistemas de monitorização à escala global.





A unidade central desta nova infra-estrutura é constituída por 14 servidores da mais recente tecnologia, na qual se concentram os serviços de autenticação e validação de utilizadores, correio electrónico, mensagens instantâneas e gestão de correspondência. Através de um circuito próprio de comunicações, os investigadores e técnicos têm igualmente acesso remoto e em tempo real, às estações de campo e às bases de dados onde é registada, 24 sobre 24 horas, informação relativa a sismos, libertação de gases e deformação crustal, entre outros. O sistema integra mais de meia centena de computadores onde é feito o tratamento de todos os dados existentes, sendo a interpretação do estado geológico das mais importantes áreas activas do arquipélago realizada com base na projecção integrada de tais elementos num Sistema de Informação Geográfica.



Através do Centro de Operações de Emergência, os especialistas mantêm contacto directo e permanente com o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e demais autoridades, regionais e locais, disponibilizando ao público, num portal especificamente desenhado para o efeito (www.cvarg.azores.gov.pt), todas as informações sobre os perigos e riscos associados à sismicidade, vulcanismo, emanações gasosas e movimentos de vertente. Para além de permitir o acompanhamento da actividade sismovulcânica, este portal possui uma importante componente educativa, cujos conteúdos estão a ser introduzidos gradualmente, oferecendo ainda aos cidadãos a possibilidade de colocarem questões e relatarem ocorrências.





 

A concepção, implementação e desenvolvimento deste projecto mereceu a distinção da empresa MICROSOFT, que o seleccionou como um caso de estudo no âmbito do  “Microsoft Government Leaders Fórum”, recentemente realizado em Lisboa.
 

 



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas