Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Furna do Enxofre, ilha da Graciosa   
18-08-2006 15:50
Graciosa
Dióxido de carbono no ar atmosférico da Furna do Enxofre, na ilha Graciosa, é factor de risco para a saúde pública

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores alertou o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores para o facto dos valores de dióxido de carbono no ar atmosférico da Furna do Enxofre, ilha Graciosa, estarem acima do admissível em termos de saúde pública.

 

O dióxido de carbono (CO2) é um dos principais constituintes dos gases vulcânicos e na Furna do Enxofre é libertado ao nível da fumarola e de diversas emanações frias permanentes. Apesar de normalmente não representar perigo para a vida, por ser rapidamente diluído para baixas concentrações na atmosfera, no caso vertente, as características morfológicas da gruta e as condições meteorológicas vigentes estão a favorecer a acumulação daquele gás que, em determinadas zonas, atinge níveis de concentração letais para pessoas e animais.

 

O dióxido de carbono é um gás incolor e inodoro que actua, regra geral, como um simples asfixiante e os seus sintomas só se fazem sentir quando são atingidas concentrações tais que ocupe o lugar do oxigénio. Os sintomas relacionados com uma sobreexposição confundem-se facilmente com os da fadiga e consistem essencialmente em aceleração da respiração, aumento do ritmo cardíaco, dores de cabeça, suores, tonturas, fraqueza muscular, depressão mental, sonolência e ruídos nos ouvidos. Concentrações de CO2 superiores a 10% podem produzir inconsciência em poucos minutos. A partir de 25% podem ocorrer convulsões e morte.

 

Para se evitarem riscos durante o presente período, o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos sublinha a necessiddae de se respeitarem as indicações resultantes do sistema de monitorização existente na Furna do Enxofre, desaconselhando a descida à gruta sempre que o dispositivo de alerta se encontre accionado.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas