Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

 
25-09-2005 09:00
S. Miguel
Crise sísmica na ilha de S. Miguel com mais de 4 meses de duração

A crise sísmica que se regista na ilha de S. Miguel desde o passado dia 10 de Maio tem sido marcada por períodos de intensa actividade, intervalados por fases onde o número de sismos registados, ainda que superior ao normal, é significativamente mais baixo.

 

O último pico de libertação de energia iniciou-se às 12h10m do dia 20 de Setembro e correspondeu ao de maior libertação de energia desde o início da crise. Desde tal data foram sentidos na parte central da ilha de S. Miguel mais de duas centenas de sismos, na sua maioria de fraca intensidade. Não obstante, há a registar até à data dois eventos fortes que atingiram intensidade máxima de VI na Escala de Mercalli Modificada e que provocaram danos ligeiros em cerca de 20 habitações degradadas ou em ruínas, para além de inúmeros escorregamentos de terras.

 

A maioria dos eventos registados durante esta crise apresenta magnitudes inferiores a 3 e distribui-se na parte central da ilha, entre os maciços de Água de Pau e das Furnas. Por tal facto, as localidades mais atingidas estendem-se, a norte, numa faixa entre Ribeira Grande e Lomba da Maia, e a sul, entre Água d´Alto e Furnas.

 

O padrão de actividade observado e as características dos eventos detectados sugerem que o fenómeno se vai prolongar nos próximos dias, admitindo-se a possibilidade de se continuarem a registar sismos sentidos.

 

Assim, recomenda-se que se mantenham todas as medidas preventivas adequadas a situações deste tipo, não devendo as pessoas da parte central da ilha permanecer em casas sem resistência à acção sísmica, nem circular em estradas ou caminhos limitados por taludes instáveis ou perto de escarpas ou falésias



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas