Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

Imagem CVARG
Madalena - Pico
31-07-2007 23:50
Ponta Delgada
Ilhas do Faial, Pico, S. Jorge e S. Miguel alvo de estudo de desgaseificação difusa

Os processos de desgaseificação difusa nas ilhas do Faial, Pico, S. Jorge e S. Miguel foram tema de estudo da tese de mestrado hoje defendida na Universidade dos Açores pelo aluno Márcio Manuel Goulart Marcos, no âmbito do Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos.

 

O estudo apresentado tem por base a detecção de CO2 nos solos e insere-se num conjunto de actividades que o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos tem vindo a desenvolver, tendo em vista a caracterização de sistemas vulcânicos e a identificação de estruturas tectónicas. Os resultados obtidos fornecem uma imagem de cada uma das ilhas em termos de desgaseificação, constituindo uma referência essencial para a detecção de eventuais alterações de comportamento dos sistemas vulcânicos activos. Por outro lado, a revelação de estruturas tectónicas ocultas e o reconhecimento do seu significado no contexto da tectónica regional, representa um elemento adicional para a compreensão dos processos tectónicos que ocorrem nesta região do Atlântico Norte, de grande complexidade geodinâmica. Complementarmente o trabalho apresenta ainda um ensaio de monitorização continua da emissão de radão no solo, num local específicamente seleccionado na ilha do Faial.

 

As provas foram avaliadas por um júri constituído pelos professores Rui Coutinho, que presidiu, José Manuel Pacheco e Teresa Ferreira, todos da Universidade dos Açores e pelo professor José Madeira, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Da apreciação realizada, o júri considerou que o trabalho de cartografia apresentado constitui mais um contributo para a caracterização dos perigos geológicos existentes na região, representando uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de futuros trabalhos em áreas tão distintas quanto a monitorização sismovulcânica, a saúde pública ou mesmo o ordenamento do território, tendo-o aprovado com nota máxima por unanimidade.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas