Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores, Açores ► Outras

Acto de vandalismo (Povoação)
20-01-2011 11:45
Povoação
Acto de vandalismo deixa Povoação sem sistema de alerta e aviso por tempo indeterminado

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores informou hoje que a sua estação meteorológica automática instalada no Monte de Baixo, concelho da Povoação, freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, foi alvo de um acto de vandalismo, tendo deixado de funcionar.

 

Segundo João Luís Gaspar, durante a acção foi partida a caixa de protecção ambiental que continha o equipamento de aquisição e transmissão de dados e cortados os cabos de comunicações. O facto de o equipamento ter ficado exposto à chuva acabou por resultar na avaria de alguns componentes electrónicos cujo tempo de reposição dependerá agora dos custos de reparação e/ou substituição dos elementos danificados e da existência de financiamento para efeito. De acordo com aquele responsável, nesta fase dificilmente se conseguirá restabelecer o sistema dado que não existem verbas disponíveis para tal.

 

Este acto de vandalismo sucede poucos dias depois da Universidade dos Açores ter noticiado o final da fase de testes de um sistema de alerta e aviso pioneiro para a ocorrência de movimentos de vertente, no concelho da Povoação, um dos mais afectados pela ocorrência deste tipo de fenómenos no arquipélago.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas