Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores, Açores ► Fenómenos Naturais

Imagem: SRAM
Movimento de Vertente Maia (Santa Maria)
17-12-2010 14:15
Santa Maria
Investigadores do Centro de Vulcanologia avaliam instabilidade de terrenos na Maia, ilha de Santa Maria

Uma equipa de investigadores do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos encontra-se desde esta manhã na ilha de Santa Maria para avaliar as condições de estabilidade dos taludes na Maia.

 

No seguimento das condições meteorológicas registadas nos últimos dias registaram-se diversos movimentos de massa naquela zona da ilha, o mais importante dos quais está a afectar um segmento da única estrada de acesso à localidade.

 

De acordo com as primeiras observações realizadas no local, a estabilização desta situação passará por remover parte do material mobilizado, de modo a evitar que o mesmo se precipite sobre um outro troço de estrada localizado a uma cota mais baixa, para depois se construir um muro de sustentação que garanta condições de segurança para a circulação naquela via.

 

Paralelamente à análise desta situação, os investigadores Rui Marques e Paulo Amaral vão realizar diversas medições na zona habitacional que no inverno passado foi afectada por movimentos de massa lentos, no sentido de detectar eventuais deslocamentos resultantes da intensa precipitação que caíu na ilha nos últimos dias. 

 

Os trabalhos  estão a ser acompanhados no terreno por elementos das secretarias regionais da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e do Ambiente e do Mar.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas