Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

Recentes desenvolvimentos na mitigação do risco de movimentos de vertente apresentados na Assembleia Geral da EGU
18-05-2008 16:00
Ponta Delgada
Recentes desenvolvimentos na mitigação do risco de movimentos de vertente apresentados na Assembleia Geral da EGU

O investigador Rui Marques, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, apresentou em Viena (Áustria) na Assembleia Geral da European Geosciences Union, no passado mês de Abril, um trabalho sobre os recentes desenvolvimentos na  implementação de um sistema de aviso em tempo real para movimentos de vertente, baseado numa rede de estações meteorológicas automáticas no Concelho da Povoação (ilha de S. Miguel).

 

Segundo o investigador, a apresentação do progresso dos trabalhos relativos a este sistema de aviso despoletou grande interesse por parte de cientistas internacionais presentes. Para tal contribuíram a inovadora metodologia desenvolvida, as elevadas taxas de predição e o baixo número de falsos alarmes obtidos no período de validação, bem como os algoritmos de automatização do sistema, que constituem o cerne do seu fluxo operacional.

 

Nesta reunião houve ainda a oportunidade de reforçar os elos que se têm estabelecido com alguns investigadores e de se equacionarem algumas parcerias de trabalho com outros centros de investigação europeus. O desenvolvimento de estudos com aplicabilidade prática quase imediata na mitigação do risco e defesa das populações, através do desenvolvimento de sistemas de aviso, tem cada vez mais um papel de destaque na comunidade cientifica internacional e figura como uma das principais directrizes inscritas no 7º Programa Quadro da Comunidade Europeia.

 

Com este trabalho o CVARG atesta, uma vez mais, a sua aposta nesta linha de investigação, cujo desenvolvimento poderá melhorar o desempenho operacional em termos de protecção civil e nas políticas regionais de ordenamento do território.

 

A participação de Rui Marques nesta reunião contou com o financiamento da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT), no âmbito da medida 3.2.1 – “Apoio à participação de investigadores em reuniões científicas”, do Programa de Apoio à Formação Avançada (FORMAC).



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas