Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Outras

Imagem: CVARG
CVARG classificado com nota de Excelente
22-06-2009 11:30
Ponta Delgada
Avaliação internacional atribui nota de Excelente ao Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores foi classificado com a nota de Excelente no âmbito do processo de avaliação internacional que envolveu a observação de mais de 350 unidades de investigação e desenvolvimento. A publicação dos resultados do exercício de avaliação independente agora concluído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, teve por base os relatos de painéis de peritos internacionais que visitaram todos os centros de investigação entre 2007 e 2009.

 

Os avaliadores consideraram o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos uma unidade muito bem gerida e organizada, cuja apresentação impressionou todos os membros do painel face ao seu elevado grau de internacionalização e ao empenho demonstrado pelo grupo de investigação.

 

De acordo com o relatório de avaliação, a integração das várias áreas de investigação que o centro desenvolve numa única estrutura multidisciplinar deu origem a uma unidade de classe mundial, com objectivos bem focados, tornando-se num excelente exemplo organizacional que muitos outros centros de investigação deveriam adoptar.

 

O número de investigadores oriundos de outras regiões envolvidos nos projectos do centro e a elevada produtividade em termos de publicações em revistas internacionais foram outros dos aspectos que mereceram especial destaque na apreciação. De igual modo, foi sublinhado o facto dos investigadores e estudantes mais novos sentirem um elevado orgulho em integrarem este grupo de investigação, estando perfeitamente conscientes da importância dos seus estudos para a sociedade em geral.

 

No relatório de avaliação pode ler-se que o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos é hoje uma unidade de investigação respeitada a nível internacional e que as actividades de monitorização sismovulcânica que são desenvolvidas pelo centro têm uma importância de âmbito internacional, sendo igualmente reconhecidas localmente como o demonstra o apoio garantido pelo Governo dos Açores.

 

De acordo com os especialistas, o plano estratégico desenhado entre a Universidade dos Açores e o Governo Regional para o desenvolvimento do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos é realista e constitui uma medida de grande alcance e projecção. Neste contexto, apoiam integralmente a aplicação de tal plano que prevê a integração das componentes de investigação e de avaliação de riscos num edifício específico a construir no âmbito do projecto para o Parque Tecnológico de S. Miguel.

 

Os avaliadores recomendam especialmente que o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos mantenha o seu forte compromisso relativamente à monitorização sismovulcânica dos Açores e à realização de acções de sensibilização e divulgação junto dos cidadãos.

 

Em termos de conclusão o painel classifica o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos como uma unidade de investigação Excelente pois publica trabalhos científicos que para além de terem importância e qualidade internacionalmente reconhecidas, contribuem para o avanço da ciência e são de grande relevância para a Humanidade.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas