Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Caracterização geotécnica e hidrológica de solos vulcânicos do Concelho da Povoação, ilha de S. Miguel
06-05-2008 12:00
Ponta Delgada
Novos modelos sobre a instabilidade de vertentes nos Açores apresentados no encontro internacional da EGU

O investigador Paulo Amaral, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), apresentou em Viena, Áustria, na Assembleia Geral da European Geosciences Union (EGU) um trabalho sobre a caracterização geotécnica e hidrológica de solos vulcânicos do Concelho da Povoação, ilha de S. Miguel, para a modelação da instabilidade geomorfológica desencadeada por episódios de precipitação intensa.

 

O trabalho incidiu no estudo de vertentes potencialmente instáveis e teve como objectivo compreender a resposta do solo face a períodos de precipitação intensa e de curta duração.

 

Segundo Paulo Amaral, o trabalho visa a identificação das condições que promovem a instabilidade de vertentes, contribuindo para se quantificar o Factor de Segurança considerando a intensidade da precipitação.

 

O desenvolvimento desta linha de investigação contribuirá para o conhecimento físico dos processos que actuam em vertentes naturais, bem como complementar mecanismos de alerta em desenvolvimento no CVARG.

 

Durante o período que em que decorreu o evento houve ainda a oportunidade de debater com outros investigadores internacionais os diferentes tipos de abordagens para a avaliação da instabilidade de vertentes, tendo sido discutidas iniciativas conjuntas com grupos europeus que trabalham em áreas similares.

 

A participação do investigador nesta reunião contou com o financiamento da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT), no âmbito da medida 3.2.1 – “Apoio à participação de investigadores em reuniões científicas”, do Programa de Apoio à Formação Avançada (FORMAC).



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas