Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Imagem: CVARG
Cruzeiro Oceanográfico "Meteor"    Fonte: CVARG
05-09-2009 16:50
Ponta Delgada
Investigadores do Centro de Vulcanologia estudam fundos oceânicos ao largo de S. Miguel e Santa Maria

Está em curso a segunda missão oceanográfica do projecto Exupéry, que envolve o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) e várias instituições de investigação alemãs. O projecto é financiado pelo Ministério Federal de Educação e Investigação da Alemanha e pela Fundação Alemã para a Investigação e visa o desenvolvimento experimental e teste de um sistema de resposta rápida a situações que envolvam uma possível reactivação de um sistema vulcânico.

 

A missão realiza-se a bordo do navio de pesquisa oceanográfica “Meteor”, da República Federal da Alemanha e ao serviço da Universidade de Hamburgo. O CVARG participa nos trabalhos sob a coordenação de Nicolau Wallenstein, integrando a missão oceanográfica a investigadora Dina Silveira, acompanhada por um outro investigador português da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Luís Batista.

 

O principal objectivo da missão é o de estudar a estrutura da crosta oceânica na zona da ilha de S. Miguel, através da execução de perfis sísmicos com o auxílio de microssismicidade induzida através de disparos efectuados com canhões de ar, controlados a partir de bordo do navio. A aquisição e recolha dos dados sísmicos está a ser efectuada através de sismómetros instalados no fundo do oceano (OBS) em torno da ilha de S. Miguel no passado mês de Abril, e por uma rede sismológica instalada na ilha e que inclui as estações permanentes do CIVISA. Neste contexto, a par da missão oceanográfica, decorrem diversos trabalhos de campo ao nível das principais estruturas sismovulcânicas de S. Miguel.

 

Os trabalhos no mar estão a ser acompanhados por um levantamento batimétrico detalhado dos fundos oceânicos em volta da ilha de S. Miguel e, numa segunda fase, o navio irá efectuar o levantamento batimétrico na zona da Falha Glória, a NE da ilha de Santa Maria.

 

A localização do “Meteor”, a cada 3 horas, pode ser acompanhada a partir do portal do Centro de Vulcanologia, no endereço www.cvarg.azores.gov.pt. O cruzeiro oceanográfico terminará no dia 21 de Setembro em Las palmas, nas ilhas Canárias, de onde o “Meteor” partirá para uma nova missão.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas