Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Imagem: Vulcão Chaitén - Maio de 2008 -  http://www.inglaner.com/images/chaiten
Vulcão Chaitén
24-07-2008 14:00
Ponta Delgada
Candidaturas abertas para o Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) informa todos os interessados que estão abertas as candidaturas para a 6ª edição do " target="_blank">Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos, já adaptada a Bolonha.

 

Objectivos e saídas profissionais

 

A região dos Açores, dado o seu enquadramento geodinâmico na área de confluência de três grandes placas litosféricas, é marcada por uma importante actividade sísmica e vulcânica, facto que a torna um laboratório natural de excelência para o desenvolvimento de estudos no campo das Ciências da Terra. É neste contexto que o CVARG, unidade pluridisciplinar de Investigação integrada na Fundação para a Ciência e Tecnologia, desenvolve a sua actividade, centrando-se na investigação fundamental e na prevenção e previsão de desastres, catástrofes e calamidades naturais, privilegiando a cooperação técnica e científica nacional e internacional no domínio da Vulcanologia e dos fenómenos associados.

 

Beneficiando das potencialidades oferecidas pelo contexto ambiental onde se insere e da experiência e saber desenvolvidos pelo CVARG, o mestrado incide sobre temáticas de grande interesse científico e de elevado impacte social, cultural e económico. Abrange os mais diversos domínios da Vulcanologia e dedica especial atenção aos aspectos relacionados com a prevenção e a mitigação dos riscos geológicos em áreas densamente povoadas e marcadas pela existência das mais diversas infra-estruturas básicas comunitárias.

 

O curso envolve uma forte componente prática e destina-se à formação de profissionais nas áreas da avaliação e monitorização de riscos geológicos, ordenamento do território, protecção civil e planeamento de emergência; de mestres com um nível aprofundado de conhecimentos e competências para a prática do ensino. Visa, igualmente, o desenvolvimento de competências de licenciados inseridos no mercado de trabalho, através da sua valorização científica e da sua preparação para a concepção e implementação de projectos de investigação e desenvolvimento.

 

Prazo de candidatura

 

22 de Julho a 3 de Setembro de 2008

 

Informações detalhadas e candidatura

 

Coordenador do Mestrado
Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos
Universidade dos Açores
Rua Mãe de Deus,
9501-801 Ponta Delgada

 

Telef: 296650147
Fax: 296650142
E-mail:[email protected]



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais



Notícias Relacionadas