Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

 
31-03-2009 18:30
Ponta Delgada
Sistema de resposta rápida a situações de alerta vulcânico em teste na ilha de S. Miguel

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) está a colaborar com instituições alemãs de investigação científica no desenvolvimento experimental de um sistema de resposta rápida a utilizar em situações que envolvam a reactivação de sistemas vulcânicos.

 

Coordenado por Matthias Hort, professor da Universidade de Hamburgo, o projecto Exupéry é financiado pelo Ministério da Educação e Investigação do Governo Alemão (BMBF) no âmbito do programa de Geotecnologia e conta com a participação de nove universidades e institutos alemães, nomeadamente a Universidade de Hamburgo, o IFM-GEOMAR, o BGR (Hannover), o GFZ Potsdam, a Universidade de Potsdam, a Universidade de Tecnologia de Darmstadt, a Universidade de Munique, a Universidade Técnica de Munique e o DLR Oberpfaffenhofen e, naturalmente, com a Universidade dos Açores através do CVARG.

 

O projecto envolve a utilização de diversas técnicas de monitorização sismovulcânica, com vista à instalação, em qualquer parte do mundo, de um sistema que permita adquirir e integrar, em tempo real, dados obtidos através de equipamentos instalados no terreno, com dados obtidos através de imagens satélite. Os dados registados no terreno são transmitidos por um inovador sistema de comunicações para um sistema central, onde são armazenados em bases de dados. Estas últimas são, por sua vez, integradas num Sistema de Informação Geográfica, acessível através da Internet.

 

O sistema de resposta rápida está a ser actualmente testado na ilha de S. Miguel, onde a rede de instrumentação em terra será complementada por estações sísmicas submarinas e tiltímetros, a instalar no fundo do oceano no decurso de duas campanhas oceanográficas que irão decorrer em Abril e Setembro. Os dados obtidos serão registados e difundidos a partir do CVARG para as equipas científicas das várias instituições envolvidas. Para além de se testar o sistema de resposta rápida, espera-se que os dados obtidos permitam contribuir para o desenvolvimento de estudos de caracterização da actividade sismovulcânica, a desenvolver em estreita colaboração pelas várias equipas.

 



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Projecto Exupery - http://www.exupery-vfrs.de/,
Programa Geotechnologien - http://www.geotechnologien.de

Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas