Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Outras

Acto de vandalismo
01-07-2009 17:00
Ponta Delgada
Estação sísmica vandalizada na ilha de São Miguel

A estação sísmica instalada na região dos Fenais da Ajuda, ilha de São Miguel foi desactivada no passado domingo em virtude de ter sido alvo de mais um acto de vandalismo.

 

Desde a sua instalação no final de 2003 esta estação foi já várias vezes danificada, tendo o acto anterior ocorrido em Setembro de 2008. Antenas de transmissão, painéis solares, portas do abrigo, equipamento sísmico são alguns dos bens que sistematicamente têm sido reparados ou substituídos. Face à frequência com que se têm verificado tais incidentes e ao facto dos prejuízos já atingirem alguns milhares de euros, o CIVISA e o SRPCBA decidiram pela desactivação definitiva desta estação e pela procura de uma nova solução.

 

A selecção do local de monitorização sísmica em questão teve como propósito reforçar a vigilância do sector Este da ilha de São Miguel, com particular importância para o vulcão das Furnas. É ainda uma estação importante para o acompanhamento da actividade sísmica que recentemente se tem verificado a sul da Povoação.

 

Nos últimos anos vem-se registando  uma redução significativa dos actos de vandalismo sobre os locais de monitorização sismovulcânica. Este facto revela uma maior consciencialização de todos para com a importância que os diversos tipos de equipamentos instalados nas várias ilhas têm no acompanhamento contínuo da actividade sísmica e vulcânica que afecta a região, contribuindo para um melhor conhecimento científico de tais fenómenos e para a capacidade de resposta da protecção civil. A situação agora reportada na ilha de São Miguel representa uma acção isolada ao nível do arquipélago.



Fontes


Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas