Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Imagem CVARG - Direitos reservados
Estragos na Ribeira Grande    Fonte:CVARG
18-04-2007 22:15
S. Miguel
Chuvas intensas provocam cheia e estragos na Ribeira Grande

Cerca das 21h00 de dia 17, um aumento significativo do caudal da ribeira da Ribeira Grande, causado pelas chuvas intensas que se fizeram registar na ilha de São Miguel, arrastou significativas quantidades de material detrítico, incluindo troncos de árvores de grande porte.

 

A acumulação de troncos sob a ponte de Trás-os-Mosteiros fez com que se formasse uma represa que, com o passar do tempo, foi aumentado de tamanho, provocando uma diminuição muito significativa da área útil de escoamento. Tal fenómeno provocou o aumento da ribeira num sector localizado nas imediações da ponte, a uma cota inferior ao tabuleiro da mesma, inundando a estrada e provocando danos avultados em 3 habitações e num veículo automóvel. O forte caudal e o nível que a água atingiu dentro das casas, cerca de 1 metro, provocou o arrastamento de bens e animais. Cerca de 20 pessoas foram afectadas por este fenómeno tendo passado a noite em casa de familiares.

 

A existência, na sua grande maioria, de troncos de árvore já secos, alguns deles muito rolados e com cortes de máquinas, atesta, mais uma vez, a importância de uma atenta e correcta manutenção e monitorização das ribeiras do arquipélago, principalmente em ribeiras que atravessem áreas urbanizadas e/ou estradas.


Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas