Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

 
12-06-2005 10:00
S. Miguel
Actividade sísmica na ilha de S. Miguel continua acima dos níveis normais

A actividade sísmica que se regista na ilha de S. Miguel desde o passado dia 10 de Maio mantém-se acima dos níveis normais. O SIVISA continua a registar diariamente diversos microssismos, embora desde o dia 7 de Junho não ocorram sismos sentidos.

 

A maioria dos eventos registados apresentam magnitudes inferiores a 3 e distribuem-se na parte central da ilha, entre os maciços de Água de Pau e das Furnas, com especial incidência na costa norte. Por tal facto, as localidades mais atingidas têm sido S. Brás, Porto Formoso, Ribeirinha, Maia, Lomba da Maia e Ribeira Grande.

 

O padrão de actividade observado e as características dos eventos detectados sugerem que o fenómeno se vai prolongar nos próximos dias, admitindo-se a possibilidade de se continuarem a registar sismos sentidos.

 

Assim, recomenda-se que se mantenham todas as medidas preventivas adequadas a situações deste tipo, não devendo as pessoas da parte central da ilha permanecer em casas sem segurança, nem circular em estradas ou caminhos com taludes instáveis.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas