Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Outras

Exercício Açor031 (Ilha Graciosa); imagem: CVARG
Cenário de crise preparado pelo CVARG
12-11-2006 00:00
Ponta Delgada
Centro de Vulcanologia prepara cenário de crise para exercício do Comando Operacional dos Açores

Sob a coordenação do Comando Operacional dos Açores decorre entre os dias 15 e 17 de Novembro o exercício de protecção civil denominado por "Açor 062".

 

Desenhado para treinar e testar a operacionalidade dos Postos de Comando passíveis de serem activados, caso o Governo Regional dos Aores necessite de reforçar as suas estruturas de protecção civil em situação de catástrofe, o exercício desenvolve-se em torno de um cenário de crise preparado pelo Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores.

 

O cenário criado baseia-se na ocorrência de uma crise sísmica cuja área epicentral se estende na zona centro norte da ilha de S. Miguel, afectando mais concretamente a zona de Porto Formoso e S. Brás, e tem em conta o impacte de um evento de intensidade VIII na Escala de Mercalli Modificada. Segundo Teresa Ferreira, coordenadora do sistema de vigilância sismovulcânica dos Açores, para a criação do cenário foram aplicados diversos modelos de análise de risco que permitiram calcular aspectos tão diversos como o número de vítimas expectáveis, os danos materiais provocados em habitações e infra-estruturas básicas e os locais mais susceptíveis à ocorrência de movimentos de vertente.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas