Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

Imagem CVARG
Campanha de monitorização geodésica
15-07-2008 15:00
Ponta Delgada
CVARG efectua campanhas de recolha de dados geodésicos nas ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge

Decorrem até ao próximo dia 3 de Agosto as campanhas geodésicas de observação GPS nas ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge, com o objectivo de dar continuidade aos estudos de deformação crustal que o CVARG vem desenvolvendo nos últimos anos. Os trabalhos, coordenados pela investigadora Rita Mestre envolvem uma equipa de mais de uma dezena de pessoas que durante cerca de duas semanas procederão à referenciação das marcas geodésicas instaladas nas referidas ilhas para efeitos de monitorização.

 

Os dados obtidos nas ilhas mencionadas serão integrados com os dados resultantes de campanhas anteriores, no sentido de se estudar a evolução da deformação crustal associada aos vários sistemas vulcânicos e tectónicos. No caso particular da ilha Terceira a missão tem ainda como propósito a avaliação da deformação na área do projecto geotérmico do Pico Alto, que se encontra em fase de implementação, para o que conta com um financiamento da GeoTerceira S.A.

 

A missão tem igualmente em vista as acções que a Universidade dos Açores vem desenvolvendo no âmbito da assessoria técnica e científica ao Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas