Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais, Mundo ► Fenómenos Naturais

VAAC-LONDON
Rota da nuvem de cinzas sobre o Arquipélago dos Açores (Fonte: VAAC - LONDON)
08-05-2010 17:50
Ponta Delgada
Nuvem de cinzas sobre o arquipélago dos Açores

O Vulcão Eyjafjallajokull continua a emitir grande quantidade de cinzas e a nuvem de cinzas gerada nos últimos dias continua a progredir sobre a região atlântica a sul da Islândia, deslocando-se progressivamente para Sul e Sueste em direcção às ilhas dos Açores. A previsão efectuada pelo VAAC de Londres para as 18:00 h de hoje, 8 de Maio, coloca o limite sul da nuvem muito próximo das ilhas dos Açores sendo previsível que nas próximas horas, a nuvem se situe já sobre todo o Arquipélago.

 

Uma extensão desta nuvem tem afectado no dia de hoje a Península Ibérica levando ao encerramento de alguns aeroportos. De acordo com a ANA - Aeroportos de Portugal já foram cancelados mais de uma centena de voos nos aeroportos portugueses. A NAV Portugal prevê que a partir das 19h o território nacional continental fique livre desta situação.

 

Recorde-se que desde o final do dia 1 de Maio o vulcão Eyjafjallajokull voltou a manifestar um incremento da actividade eruptiva explosiva, aumentando a produção de cinzas na coluna eruptiva que atingiu altitudes da ordem dos 10 km no dia 6 de Maio. As últimas informações publicadas pelo Nordic Volcanological Center indicam uma diminuição da actividade vulcânica explosiva atingindo a coluna eruptiva uma altitude de 7 km. Não existem sinais que apontem para um final da erupção.



Fontes


CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores

Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas