Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Outras

Vulcano - imagem CVARG
Vulcano    Fonte: CVARG
10-10-2008 12:30
Ponta Delgada
CVARG promove conferências sobre estudos geoquímicos e petrológicos aplicados a vulcões activos

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG) promove a realização de duas palestras sobre vulcanismo e petrologia, tendo como orador o Prof. Angelo Peccerillo, investigador do Departamento de Geociências da Universidade de Perugia (Itália). Com mais de 120 publicações na área da Petrologia e Geoquímica, os seus estudos estendem-se a várias regiões vulcânicas do globo.

 

A primeira palestra decorrerá no próximo dia 13 de Outubro, às 16:00, na sala 6 do Complexo Científico do campus de Ponta Delgada e intitula-se “Petrogenesis and volcanism in areas of continental rift: the study case of Ethiopia”. Esta conferência centra-se no estudo de áreas de rift continental, como é o caso da Etiópia, em que se pretende compreender os processos geológicos de formação e evolução dos magmas e propor modelos explicativos da estrutura interna dos vulcões.

 

Na 3ª feira dia 14, pelas 10:30 , na mesma sala, será realizada uma segunda conferência subordinada à temática dos processos de modelação de câmaras magmáticas, integrando várias disciplinas da vulcanologia, e tendo como caso de estudo a Ilha de Vulcano (Itália). A conferência intitula-se “Modelling the magma plumbing system of Vulcano (Aeolian Islands, Italy) by integrated fluid-inclusion geobarometry, petrology, and geophysics” e pretende discutir a implicação destes estudos para a melhor definição de estratégias de minimização do risco vulcânico.

 

O Prof. Angelo Peccerillo veio aos Açores no âmbito do Projecto coordenado pelo CVARG: “Estudo geoquímico dos Magmas Açorianos: compreender os processos pré-eruptivos para prever o comportamento dos vulcões” e financiado pela Direcção Regional da Ciência e Tecnologia.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas