Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
22-05-2005 17:00
S. Miguel
Observadores europeus participam em exercício de protecção civil na ilha de S. Miguel

No âmbito do Projecto RETINA, financiado pela União Europeia através do 5º Programa Quadro, realiza-se entre os dias 28 e 30 de Maio, na ilha de S. Miguel, um exercício de campo de Protecção Civil.

 

O Projecto RETINA foi desenvolvido com o objectivo de se investigar a relação existente entre sismos, erupções vulcânicas e movimentos de massa, fenómenos naturais que ocorrem frequentemente associados em diversas partes do mundo. Os Açores, a par da Islândia e de França, foram seleccionados como ‘regiões laboratório’ para a realização deste estudo que envolve investigadores de 14 instituições europeias, de entre as quais se destacam o Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores, o Instituto Nórdico de Vulcanologia, a Universidade de Cambridge e o Centro de Dinâmica Terrestre e Planetária de Toulouse. Dada a importância da matéria em termos de prevenção e segurança, são igualmente parceiros do projecto os serviços de protecção civil das regiões alvo de estudo, nomeadamente o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores.

 

O exercício de campo que se vai desenvolver na ilha de S. Miguel corresponde à fase final do projecto e prevê a aplicação de diferentes modelos de análise gerados ao longo de três anos de investigação. Para a realização do exercício, o Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores preparou um cenário de crise baseado na reconstituição do terramoto de 1935 que afectou de modo particular o concelho da Povoação. Em resposta a tal ‘ocorrência’ serão activados os mecanismos de protecção civil ao nível municipal e regional e reforçados os sistemas de vigilância sismovulcânica existentes.

 

Da Europa chegam no dia 27 de Maio vários investigadores e técnicos de diferentes nacionalidades, incluindo uma delegação da Comissão Europeia, que acompanharão os trabalhos como observadores.

 

Programado há mais de um ano para estas datas, o exercício vem coincidir com o desenvolvimento da crise sísmica do Fogo-Congro que afecta a parte central da ilha de S. Miguel. Segundo Gabriela Queiroz, directora do Centro de Vulcanologia e coordenadora local do Projecto RETINA, “o exercício não interferirá com os trabalhos que o Centro de Vulcanologia ou o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores tenham de efectuar, caso nessa data se mantenha a actividade sísmica na zona do Fogo-Congro”.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas