Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Outras

Rede sísmica baseada em estações de banda larga
21-11-2006 07:00
Ponta Delgada
Universidade inicia instalação de uma rede sísmica baseada em estações de banda larga

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG) já recebeu as duas primeiras estações da rede sísmica de banda larga que irá começar a implementar nos Açores no decurso do próximo ano. Estas estações, cuja aquisição foi financiada pelo Governo Regional, através do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), vêm complementar a rede de monitorização já existente e representarão um importante salto qualitativo na detecção e registo de sinais sísmicos, dado abrangerem um largo espectro de frequências. Construídas com a mais avançada tecnologia, apresentam grande sensibilidade e precisão, sendo particularmente adequadas para a vigilância de regiões activas sob o ponto de vista sísmico e vulcânico.

 

O projecto em causa contempla a instalação de sensores idênticos em todos os sistemas vulcânicos activos da Região, destinando-se as primeiras estações à ilha de S. Miguel. Presentemente estão a ser desenhadas as infra-estruturas necessárias à instalação dos equipamentos no terreno, uma tarefa que requer cuidados especiais, nomeadamente no que concerne às questões relacionadas com as variações de humidade e de temperatura.

Com a entrada em funcionamento destas duas novas estações sísmicas no início de 2007, o CVARG inicia uma nova fase no domínio da vigilância sismovulcânica dos Açores, num continuado esforço de apoio às populações dos Açores através da assessoria técnica e científica ao SRPCBA.

 



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas