Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

Campo fumarólico na freguesia das Furnas
27-10-2011 10:00
Ponta Delgada
Tese de doutoramento defendida na Universidade dos Açores discute libertação de dióxido de carbono no Vulcão das Furnas

O "Estudo das variações do fluxo de CO2 no Vulcão das Furnas (Ilha de São Miguel, Açores)", foi o tema da dissertação de doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia, defendida no dia 24 de Outubro na Universidade dos Açores pela Mestre Maria de Fátima Viveiros, estudante natural da ilha de S. Jorge e investigadora do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da Universidade dos Açores desde 2001.
 
O trabalho apresentado centrou-se em três grandes domínios, nomeadamente (1) no estudo dos processos de desgaseificação difusa de CO2 que ocorrem no Vulcão das Furnas, realizado, com base na análise das séries temporais registadas em duas estações de observação instaladas junto aos campos fumarólicos da lagoa e da freguesia das Furnas, (2) no estudo e modelação de dados espaciais obtidos através de várias campanhas de amostragem efectuadas nos solos e (3) na avaliação do risco para a população em termos de exposição à presença de CO2 anómalo no ar. Os levantamentos de campo abrangeram as áreas habitacionais da vila das Furnas e da Ribeira Quente.
 
Segundo Fátima Viveiros, "os trabalhos desenvolvidos permitiram concluir que variações de ordem meteorológica são responsáveis pelas oscilações observadas nas séries de fluxo de CO2, onde se observam variações diárias e sazonais que devem ser filtradas para se obter o retrato representativo dos fenómenos provenientes de profundidade e que deve ser utilizado na monitorização sismovulcânica”. Os mapas de CO2 produzidos permitiram identificar as principais estruturas de desgaseificação difusa (DDS), as quais se encontram essencialmente associadas aos campos fumarólicos e a incidentes tectónicos e/ou áreas deprimidas encontradas em limites de crateras/caldeiras. As emissões de CO2 hidrotermal do Vulcão das Furnas foram estimadas em aproximadamente 954 t d-1 e o fluxo térmico libertado associado aos processos de desgaseificação difusa na caldeira das Furnas foi estimado entre os 100 e 150 MW.
 
Relativamente ao estudo do risco, os resultados obtidos demonstraram que o risco de exposição a concentrações anómalas de CO2 no ar é elevado em 58% e 98% dos edifícios das freguesias das Furnas e Ribeira Quente, respectivamente. Estes valores confirmam a importância da elaboração de mapas de desgaseificação em regiões vulcânicas ou em outras áreas de desgaseificação, uma vez que o CO2 se pode introduzir facilmente nos edifícios com todos os perigos que daí podem advir em termos de saúde pública.
 
Para a realização do trabalho, Fátima Viveiros beneficiou de uma bolsa de investigação concedida no âmbito do Programa de Apoio à Formação Avançada (FORMAC), do Plano Integrado para a Ciência e Tecnologia (PICT) suportada pela Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações do Governo Regional dos Açores.
 
As provas foram avaliadas por um júri presidido pelo Vice-Reitor da Universidade dos Açores, Prof. Doutor José António Cabral Vieira (por delegação do Reitor), sendo vogais o Doutor Patrick Allard, investigador do Physique du Globe de Paris (França) e o Doutor Carlo Cardellini, investigador do Dipartamento di Scienze della Terra da Università de Perugia (Itália). Integraram ainda o júri das provas a doutora Maria Gabriela Queiroz, investigadora principal da Universidade dos Açores, o doutor João Luís Gaspar, professor auxiliar com agregação da Universidade dos Açores, e os doutores Teresa de Jesus Lopes Ferreira e Rui Moreira da Silva Coutinho, professores auxiliares da Universidade dos Açores. Da apreciação realizada, o júri deliberou aprovar a candidata com distinção e louvor por unanimidade.


Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas