Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

TVP World
12-05-2023 16:20
Suíça
Iniciou-se hoje o último dia de evacuação de vila suíça devido ao perigo de movimentos de vertente

As autoridades locais estão a evacuar a comunidade alpina suíça de Brienz, devido ao crescente risco da ocorrência de movimentos de vertente de uma montanha próxima. Hoje é o último dia de evacuação dos habitantes que se localizam nas zonas vulneráveis ao perigo de movimentos de vertente. A população da vila, menos de 100 habitantes, recebeu ordens para evacuar até à meia-noite do dia de hoje, 12 de maio.

Segundo as autoridades locais, estão em causa cerca de 2 milhões de metros cúbicos de material rochoso que se pode desprender da montanha e atingir as habitações de Brienz.

De acordo com Christian Gartmann, líder da equipa comunitária, é expectável que a encosta da montanha se desprenda e progrida em direção à pequena vila nos próximos dias ou semanas. Explica que o fenómeno pode ocorrer por partes, isto é, o material não se colapsar todo de uma vez, o que seria mais favorável pois não causaria muita destruição na localidade. Por outro lado, pode ceder todo de uma única vez, o que seria desastroso para a aldeia.

Segundo as autoridades locais, as mudanças climáticas colocam a Suíça em maior risco de fenómenos naturais, incluindo um aumento da erosão devido às temperaturas mais elevadas.


Fontes


TVP World

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


sábado, 11 de Fevereiro de 2012
De acordo com o USGS, um sismo de magnitude 4.1 atingiu hoje a Suíça por volta das 23:45 (hora local, 22:45 UTC). O sismo localizou-se a cerca de 14 km a SSE de Zurique e a uma profundidade de 16 km. O abalo foi sentido não só em várias zonas da Suíça, como também no principado do Liechtenstein, na Alemanha e em França. Até ao momento não há registo de danos ou feridos.