Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Foto in SIC Notícias
11-05-2023 16:55
Espanha
Imagens de drone captam impacto da seca em Espanha

​Várias regiões espanholas enfrentam uma situação de seca extrema. A região da Catalunha, onde o impacto da falta de chuva é particularmente severo, é visível através de imagens de drone. Embora a seca esteja a atingir diversos países da Europa, Espanha está a ser um dos mais afetados pelo fenómeno, onde há barragens praticamente secas. 

De acordo com a Agência Estatal de Meteorologia Espanhola (AEMET), o mês abril foi o mais quente e seco desde que há registos, isto é, desde 1961, tendo afetado vários reservatórios e zonas húmidas em todo o país.

Os reservatórios no norte da Catalunha, vários reservatórios como de Rialb, Baells e La Lllosa del Cavall, apresentam níveis muito mais vazios comparando com a mesma época em 2022, com níveis que não atingem 25% da sua capacidade.

Segundo mostram as imagens de drone, na passada terça-feira, a represa de Rialb registava uma situação dramática, com a água a atingir apenas 5,69% da sua capacidade. Na mesma semana em 2022 esta apresentava 44% da sua capacidade, e na última década a média rondava níveis de 80%. A importância deste reservatório prende-se com o fornecimento de água potável para a província de Lerida.

O território de Espanha continental apresenta um valor médio de precipitação de cerca de 14,2 mm, representando 22% do valor normal para o mês de abril.


Fontes


SIC Notícias

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas