Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Foto in silent-gardens
03-05-2023 16:50
Filipinas
Aumento repentino na emissão de gás do vulcão Kanlaon

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (PHIVOLCS) registou um aumento repentino na emissão de gases do vulcão Kanlaon.

Com base no aviso do PHIVOLCS, na manhã do dia 1 de maio, a emissão de dióxido de enxofre (SO2) do vulcão aumentou para uma média de 1.099 toneladas por dia – o valor mais elevado registado este ano e superior em comparação com a sua média de 124 toneladas por dia registada desde março deste ano.
O vulcão Kanlaon entrou em erupção pela última vez em dezembro de 2017 e está em  Nível de Alerta 1 desde 2020.

Um aumento súbito na emissão de SO2 significa que o magma está relativamente perto da superfície, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

De 1 a 30 de abril deste ano (2023), o PHIVOLCS registou 141 sismos vulcânicos no vulcão Kanlaon, com uma média de cinco por dia.

Os vulcanólogos do PHIVOLCS informaram que os sismos são superficiais, localizando-se até cerca de 10 quilómetros de profundidade e ao longo das áreas a norte e a oeste do edifício vulcânico.

Apesar do incremento súbito da atividade, o PHIVOLCS referiu que o vulcão Kanlaon permanece sob o de Nível de Alerta 1. As unidades públicas e do governo local são recomendadas a estarem vigilantes e a não entrar na zona de perigo permanente de quatro quilómetros em torno do vulcão, devido à possibilidade de ocorrerem erupções freáticas súbitas e perigosas.

O PHIVOLCS também informou a Autoridade de Aviação Civil das Filipinas para aconselhar os pilotos a evitar voar perto do cume do vulcão, pois qualquer ejeção de uma erupção freática repentina é perigosa para as aeronaves.


Fontes


Panay News

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


quarta-feira, 30 de Março de 2016
​O vulcão Canlaon, com cerca de 2435 metros de altura, localizado na Ilha de Negros nas Filipinas, entrou em erupção ontem, dia 29, emitindo uma coluna de cinzas a mais de 1500 metros de altura.   A erupção que durou aproximadamente 12 minutos levou a que o vulcão fosse elevado para o nível de alerta 1, restringindo assim a entrada ao público na Zona de Perigo Permanente (PDZ), num raio de 4 km, devido à possibilidade ocorrer ...
domingo, 27 de Dezembro de 2015
De acordo com o ultimo boletim informativo emitido pelo Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (Phivolcs), cerca de três sismos de origem vulcânica foram registados pela estação do vulcão Canlaon, no dia 25 de dezembro. Foi detetada ainda uma erupção da cratera do vulcão que se encontra ativa, no dia deste mês, enquanto um sismo com intensidade II foi sentido na região de Sitio Guintubdan, Ara-al, La Carlota, Sit...