Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
13-03-2023 11:20
 
Nova metodologia para monitorizar o movimento do magma em profundidade promovida na Universidade de Clermont-Auvergne - França

O Laboratoire Magma et Volcans, da Universidade de Clermont-Auvergne (França) convidou o investigador Vittorio Zanon, do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores, para colaborar na implementação de metodologias de microtermometria das inclusões fluidas na monitorização da atividade vulcânica em ilhas oceânicas e vulcões intraplaca.

A metodologia foi desenvolvida e aplicada durante a recente erupção vulcânica na ilha de La Palma, Canárias, no âmbito do projeto de investigação MAGAT, financiado pela FCT, do qual Vittorio Zanon é investigador responsável.

O investigador proferiu uma palestra “Near real-time magma ascent monitoring by combined fluid inclusion microthermometry study and ongoing seismicity”, durante a qual explicou os conceitos da nova metodologia.

De acordo com o investigador, entre todas as metodologias existentes para monitorizar um vulcão, o estudo de microtermometria das inclusões fluidas tem a particularidade de definir o percurso subterrâneo do magma em tempo quase-real com elevada precisão. 

Nos próximos tempos será efetuado um teste a-posteriori sobre uma sequência eruptiva recente do vulcão francês Piton de La Fournaise, ilha La Reunion, da qual existe uma extensiva amostragem e registo sísmico. 



Fontes


Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas