Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
30-01-2023 18:00
Ponta Delgada
Infrasound Technology Workshop decorre em Ponta Delgada de 30 de janeiro a 3 de fevereiro

Numa organização conjunta da Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Proibição de Ensaios Nucleares (CTBO), do Governo de Portugal, da Presidência do Governo dos Açores e da Universidade dos Açores, através do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), está a decorrer em Ponta Delgada, de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, o “Infrasound Technology Workshop 2023”.

O evento decorre no Hotel Marina Atlântico e conta com a participação de cerca de 100 especialistas de 40 países de todos os continentes. A cerimónia de abertura decorreu às 9h30 do dia 30 de janeiro, com a presença de diversas autoridades, de entre as quais se destaca o orador principal, o senhor Secretário Executivo da CTBTO, Robert Floyd.

O workshop, realizado anualmente em países que dispõem de estações de infrassons do Sistema Internacional de Monitorização (IMS) da CTBTO, tem como principal objetivo “criar um fórum internacional para a apresentação e discussão de avanços tecnológicos recentes na tecnologia de infrassons e as suas capacidades operacionais a nível global e regional”. Realiza-se pela primeira vez em Portugal, visto que os Açores dispõem de uma estação de infrassons IS42 na ilha Graciosa, operada pelo IVAR, e cujo responsável, Nicolau Wallenstein, será o ponto focal dessa reunião.

Um grupo de participantes irá deslocar-se à ilha Graciosa, numa visita pós-workshop à estação IS42 e à Furna do Enxofre. Este evento internacional conta também com receções e eventos culturais disponibilizados pela Presidência do Governo dos Açores e pelas Presidências das Câmaras Municipais de Ponta Delgada e de Santa Cruz da Graciosa.


Fontes


UAc

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas