Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Vulcão do Fogo, Cabo Verde (Foto: IVAR/CIVISA)
15-12-2022 10:35
Ilha do Fogo, Cabo Verde
IVAR/CIVISA participa em missão científica na ilha do Fogo (Cabo Verde) no âmbito do projeto VOLRISKMAC II

O investigador Arturo Montalvo do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores e do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (CIVISA/IVAR) está a participar, entre os 9 e 18 de dezembro de 2022, numa missão científica de geoquímica, geofísica e petrologia na ilha do Fogo (Cabo Verde). Esta missão conta com investigadores do Instituto Vulcanológico das Canárias (INVOLCAN), do Instituto Tecnológico e de Energias Renováveis (ITER) e da Universidade de Cabo Verde (UniCV).

Um dos objetivos desta missão científica em Cabo Verde, liderada pelo INVOLCAN, consiste em avaliar os atuais níveis de emissão dióxido de carbono (CO2), sulfureto de hidrogénio (H2S), hélio (He) e hidrogénio (H2) para a atmosfera pelo vulcão do Fogo. Para o efeito, serão realizadas medidas in situ de fluxo difuso de CO2 e H2S em cerca de 65 pontos de observação no interior da cratera e proceder-se-á à colheita de amostras de gases em cada um destes pontos a 40 cm de profundidade. Também serão colhidas amostras de gases das fumarolas de alta temperatura existentes (> 300°C) no interior da cratera para análise química e isotópica no laboratório de geoquímica do INVOLCAN em Tenerife.

O estudo de geofísica consiste na realização de medidas de gravimetria na ilha de Fogo e no estudo petrológico de amostras de rochas vulcânicas colhidas para análises químicas e isotópicas subsequentes.

Esta campanha científica em Cabo Verde faz parte das atividades do projeto VOLRISKMAC II (MAC2/3.5b/328) co-financiado pelo Programa de Cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal MAC 2014-2020.



      
  








Fontes


INVOLCAN

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas